535 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, reconheceu nesta sexta-feira (7) que seu discurso sobre segurança pública teve impacto direto na escalada da violência policial no estado. A declaração foi feita durante um evento no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), em meio a uma onda de denúncias de abuso de poder e homicídios cometidos por policiais.
“O nosso discurso tem peso. Se erramos no discurso, damos o direcionamento errado e isso traz consequências erradas”, afirmou Tarcísio. Ele também admitiu dúvidas sobre como ajustar sua retórica para evitar que seja interpretada como um "salvo-conduto" para excessos policiais, ao mesmo tempo, em que busca assegurar a aplicação das normas de segurança.
A fala marca um contraste com sua postura anterior. Em março de 2024, o governador havia minimizado denúncias de abusos cometidos durante a Operação Verão na Baixada Santista, declarando que não estava "nem aí" para críticas, mesmo com o aumento expressivo de mortes por policiais na região.
Tarcísio também revisou sua opinião sobre o uso de câmeras corporais por policiais. Inicialmente contrário à medida, ele agora admite que subestimou o impacto positivo do equipamento. “Percebo que estava enganado. Hoje vejo que as câmeras ajudam os agentes e são um fator de contenção”, declarou. Pesquisas já haviam apontado que o uso das câmeras reduziu em 62,7% a letalidade policial em São Paulo entre 2019 e 2022.
Com essas mudanças de posicionamento, o governador enfrenta pressões crescentes para apresentar soluções concretas diante do aumento da violência policial, um problema que continua a gerar forte repercussão dentro e fora do estado.
Com informações da Agência Brasil
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.