582 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Deputados estaduais de oposição ao governo Tarcísio de Freitas protocolaram nesta sexta-feira (6) um pedido de impeachment contra o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite. O documento, assinado por 26 parlamentares de cinco partidos (PT, Psol, PSB, PCdoB e Rede), acusa Derrite de incentivar políticas que levaram ao aumento da violência policial no estado.
Segundo o deputado Guilherme Cortez (PSOL), o crescimento das mortes praticadas por policiais reflete "uma política intencional, consciente e deliberada do governo e da SSP de incitar os agentes a cometerem crimes". Dados do Ministério Público apontam que 673 pessoas foram mortas por policiais militares de janeiro até novembro de 2024, um aumento de 46% em relação ao ano anterior, quando 460 mortes foram registradas.
Das 673 mortes, 577 ocorreram com policiais em serviço e 96 enquanto estavam de folga, representando uma média de duas pessoas mortas por dia. O pedido de impeachment ressalta que a escalada na violência policial exige responsabilização direta da gestão de Derrite.
A oposição na Assembleia Legislativa reforça a necessidade de mudanças na política de segurança pública do estado, enquanto o governo Tarcísio enfrenta pressão crescente para responder às acusações de omissão e conivência com abusos policiais.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.