412 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, reforçou nesta sexta-feira (6) seu apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, destacando a importância de preservar a autonomia de estados e municípios na gestão de suas forças de segurança. A declaração foi feita durante evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, que abordou os desafios da segurança pública no Brasil.
Lewandowski enfatizou que a PEC propõe uma "mudança estrutural e sistêmica" no modelo de competências constitucionais da segurança pública, sem comprometer a autonomia dos entes federativos. "Estados e municípios, além do Distrito Federal, têm autonomia e devem continuar tendo. Isso é um dogma. No que diz respeito à governança de suas polícias militares, civis e guardas municipais, é fundamental respeitar essa estrutura", afirmou o ministro.
Segundo ele, o texto da proposta já foi apresentado ao presidente Lula e está sendo debatido com governadores. A PEC visa aprimorar a segurança pública no país enquanto mantém o equilíbrio entre os entes federativos e a União, evitando centralizações excessivas.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.