966 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente argentino Javier Milei, conhecido por sua visão ultraliberal e polêmicas, assumiu nesta sexta-feira (6) a presidência temporária do Mercosul, utilizando o cargo para criticar o próprio bloco. Em discurso de posse, Milei afirmou que o Mercosul “trouxe mais problemas do que soluções” e defendeu medidas que podem enfraquecer a integração regional, como maior autonomia para acordos individuais.
“Nossa presidência vai explorar um regime de maior flexibilidade e autonomia comercial”, declarou Milei, que também chamou o Mercosul de “prisão” e culpou o bloco por supostos fracassos econômicos da região. Especialistas, no entanto, apontam que as propostas de Milei, como a revisão da tarifa externa comum, podem desestabilizar o bloco e enfraquecer a competitividade coletiva no cenário global.
A postura de confronto adotada por Milei é vista como uma ameaça à coesão do Mercosul, cujo objetivo sempre foi fortalecer a cooperação entre os países-membros. Críticos destacam que as declarações do presidente argentino, ao invés de trazer soluções, ampliam tensões políticas e colocam em risco anos de esforços por integração econômica na América Latina.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.