491 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) concluiu nesta sexta-feira (6) sua primeira emissão de Letras de Crédito de Desenvolvimento (LCD), arrecadando R$ 9 bilhões. O instrumento, criado este ano, oferece uma fonte alternativa de recursos para bancos de desenvolvimento, com vantagens fiscais atrativas, como isenção de Imposto de Renda para pessoas físicas e alíquota reduzida para empresas.
As LCDs têm proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que cobre até R$ 250 mil por CPF, e apresentam custos inferiores ao DI, indexador do mercado financeiro. Inspiradas nas Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) e Imobiliário (LCIs), as LCDs representam um marco na diversificação de funding, reduzindo a dependência do BNDES em relação ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que enfrenta limitações financeiras.
A operação, com prazo de até cinco anos, faz parte da estratégia do banco para mobilizar fundos subutilizados, como o Fundo Clima, e fortalecer investimentos em infraestrutura, indústria e micro, pequenas e médias empresas, sem impacto sobre o Tesouro Nacional.
Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, ressaltou a credibilidade do novo instrumento: “A participação do BNDES reforça a confiança nos títulos. Esses recursos são fundamentais para impulsionar investimentos estratégicos no país”.
Com informações do Globo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.