"Defendi a democracia", afirma general que resistiu a tentativa de golpe no Brasil

Portal Plantão Brasil
6/12/2024 14:43

"Defendi a democracia", afirma general que resistiu a tentativa de golpe no Brasil

0 0 0 0

1008 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O general Valério Stumpf, ex-chefe do Estado-Maior do Exército durante o governo Bolsonaro, reafirmou sua postura em defesa da democracia em entrevista ao portal Metrópoles. Ele destacou ter enfrentado ataques por sua recusa em aderir a articulações golpistas e por sua colaboração institucional com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante o período eleitoral.

“Fui vítima de ataques por cumprir minhas obrigações. Defendi a democracia em tempos complexos”, afirmou o general, atualmente presidente da Poupex, instituição militar voltada ao crédito habitacional. Stumpf refutou as acusações de que teria sido informante do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), classificando as alegações como tentativas de distorcer sua atuação.

Contato com o TSE e segurança das urnas
Durante seu mandato como chefe do Estado-Maior, Stumpf manteve contato com o TSE, liderado por Moraes, para reforçar a segurança do sistema eleitoral. Ele relembrou que solicitou medidas como o teste de integridade com biometria, que foram implementadas para aumentar a transparência do processo eleitoral. “O foco sempre foi preservar a democracia, fortalecendo a substituição das urnas eletrônicas”, destacou.
Ataques bolsonaristas e difamação
Mensagens divulgadas em relatórios da Polícia Federal revelam críticas de grupos bolsonaristas que o acusaram de "informante" do STF. Stumpf atribui essas acusações a interpretações maliciosas que tentam desestabilizar aqueles que se mantiveram fiéis à Constituição. “O contato era institucional. Alimentaram a versão de que eu seria uma espécie de ’leva e traz’, algo criminoso, o que é completamente falso”, declarou.

Stumpf reforçou que todas as ações discutidas com o TSE foram comunicadas ao então comandante do Exército, Freire Gomes, e ao Alto Comando, reafirmando sua postura alinhada aos preceitos constitucionais.

Com informações

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians