Mauro Cid volta hoje à PF com delação em risco. O que está em jogo

Portal Plantão Brasil
5/12/2024 10:18

Mauro Cid volta hoje à PF com delação em risco. O que está em jogo

0 0 0 0

411 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, será ouvido novamente pela Polícia Federal nesta quinta-feira (5), em Brasília. O interrogatório, marcado para as 15h, busca esclarecer contradições e omissões nos relatos de Cid sobre o suposto plano de golpe de Estado discutido no Palácio do Planalto no final de 2022.

Segundo o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, este será o 11º depoimento do militar desde sua prisão em 2023. Recentemente, a colaboração premiada de Cid passou por reavaliação após audiências no Supremo Tribunal Federal (STF). Embora a PF tenha apontado "circunstâncias" problemáticas em seus relatos, a decisão de manter ou rescindir o acordo está nas mãos do STF. “Nossa função é apontar se o delator contribuiu ou não. A decisão final cabe ao Judiciário”, destacou Rodrigues.

Cid já foi indiciado, ao lado de Bolsonaro e outros 35 investigados, pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, abolição do Estado Democrático de Direito e organização criminosa. A investigação foi concluída e encaminhada à Procuradoria-Geral da República (PGR) na última semana.

Revelações e polêmicas Em depoimento recente, Mauro Cid revelou a realização de uma reunião na casa de Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa, para discutir a possibilidade de um golpe de Estado. Ele, no entanto, negou envolvimento em um plano paralelo, intitulado “Punhal Verde e Amarelo”, que teria como objetivo assassinar Lula, Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes.

A defesa de Cid mantém que o militar está colaborando com as autoridades e reafirma seu desconhecimento sobre qualquer plano de violência. Contudo, as contradições em seus relatos levantam questionamentos sobre a real extensão de sua participação e conhecimento dos atos golpistas.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians