734 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), reforçou nesta segunda-feira (2) a necessidade de a Polícia Federal (PF) se manifestar sobre informações fornecidas pela plataforma X, de propriedade de Elon Musk, no âmbito de um inquérito que apura suposta obstrução de Justiça por parte do bilionário. O caso está relacionado a ações da plataforma contra decisões do STF e a facilitação de atividades de perfis ligados a atos antidemocráticos.
Em despacho oficial, Moraes reiterou a decisão de junho deste ano, solicitando que o setor pericial da PF analise os esclarecimentos apresentados pela plataforma. Após essa análise, o caso será encaminhado à Procuradoria-Geral da República (PGR). “Reitero a decisão proferida em 09/06/2024 e determino que a Polícia Federal, pelo setor pericial competente, examine os esclarecimentos prestados pela plataforma ‘X’ e avalie sua verossimilhança”, destacou o ministro.
A investigação foi aberta em abril após Musk ameaçar publicamente não cumprir decisões do STF. Além disso, o X alegou "falha técnico-operacional" para justificar a reativação de perfis de usuários investigados por participarem de atos antidemocráticos. A PF apurou que essas ações fazem parte de uma "milícia digital" com estrutura organizada fora do Brasil, planejada para contornar ordens judiciais.
Em agosto, o X enfrentou bloqueio temporário no Brasil por descumprir decisões judiciais e por não possuir representação legal no país. A medida incluiu penalidades financeiras para usuários que tentassem acessar a rede social por meio de VPNs, com multas de R$ 50 mil.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.