445 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, criticou duramente a Operação Lava Jato e o papel de Sérgio Moro, declarando que Curitiba, que foi palco de avanços democráticos durante a ditadura militar, "ficou mal-afamada por conta desses episódios de Moro e companhia". A declaração foi feita durante evento na Câmara Legislativa do Distrito Federal, onde Mendes recebeu o título de Cidadão Honorário de Brasília.
Sérgio Moro, ex-juiz declarado suspeito pelo STF por parcialidade nos julgamentos da Lava Jato, respondeu de forma desdenhosa. "Amamos Curitiba e o Paraná, e ninguém se importa com a opinião de Gilmar Mendes sobre nossa terra", afirmou o senador, sem abordar as críticas à operação que comandou.
A declaração de Gilmar Mendes destacou o contraste entre o papel histórico de Curitiba no combate à ditadura militar, como na realização do congresso da OAB em 1978, e o impacto negativo da Lava Jato, que ele apontou como responsável por práticas abusivas e politizadas, descredibilizando a cidade no cenário jurídico.
Moro, cuja imagem como "herói anticorrupção" é desconstruída nos últimos anos, optou por evitar um debate sobre os pontos levantados por Mendes, preferindo recorrer a ataques pessoais. A Lava Jato, uma operação inicialmente celebrada, foi desmascarada por sua parcialidade e pelo uso político que fragilizou as instituições e violou direitos fundamentais.
Amamos Curitiba e o Paraná e ninguém se importa com a opinião de Gilmar Mendes sobre nossa terra.
— Sergio Moro (@SF_Moro) December 3, 2024