367 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, reafirmou nesta terça-feira (3) sua "plena confiança" na Polícia Federal (PF) e defendeu a independência das investigações sobre a trama golpista de 2022. Durante sessão da Comissão de Segurança Pública do Senado, Lewandowski respondeu às críticas do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que insinuou que a PF estaria sendo usada para perseguir opositores políticos.
Lewandowski foi incisivo ao garantir que a Polícia Federal é uma instituição republicana e técnica, sem ingerência do Ministério da Justiça. “Quero manifestar publicamente minha plena confiança na Polícia Federal. É uma polícia de Estado, e o ministro não tem nenhuma ingerência sobre quem conduz os inquéritos. Não sei e não quero saber quem é o delegado responsável, porque a corporação tem absoluta autonomia”, declarou.
As acusações de Flávio Bolsonaro, que alegou viés político nas investigações, foram rejeitadas pelo ministro. Lewandowski destacou que o trabalho da PF é supervisionado pelo Ministério Público Federal e controlado por um juiz, o que garante transparência e isenção. "Os inquéritos da Polícia Federal são conduzidos com muita técnica, sobriedade e sem nenhum viés político", reforçou.
O ministro também criticou as tentativas de descredibilizar a PF, apontando que essas alegações são estratégias para enfraquecer as instituições democráticas. Lewandowski ressaltou que as investigações têm como objetivo esclarecer a tentativa de golpe e responsabilizar os envolvidos, independentemente de partidos ou ideologias.
Com informações da Folha de S. Paulo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.