733 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Um caso revoltante envolvendo a Polícia Militar de São Paulo foi registrado em vídeo na madrugada de segunda-feira (2). Sob o comando do governador bolsonarista Tarcísio Gomes de Freitas, policiais do 24º Batalhão da PM de Diadema foram flagrados arremessando um homem do alto de uma ponte em Cidade Ademar, Zona Sul da capital paulista. O rio abaixo está contaminado com esgoto.
As imagens mostram agentes levantando uma moto caída enquanto um PM segura um homem de camiseta azul. Em seguida, o policial empurra o homem da ponte. Outro vídeo que circula nas redes sociais mostra um corpo com as mesmas características boiando no rio. Até o momento, não foi confirmada a identidade do homem ou seu paradeiro.
Nota oficial e investigação
A Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP) divulgou nota repudiando a ação e informou que um inquérito policial militar foi instaurado para apurar os fatos e responsabilizar os agentes envolvidos. Apesar da gravidade, o governador Tarcísio Gomes de Freitas ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.
Contexto de violência policial
O caso gerou ampla comoção e revolta, expondo mais uma vez a recorrência de práticas violentas e ilegais atribuídas às forças de segurança no estado. A situação reforça o questionamento sobre o comando e controle da polícia em um governo frequentemente associado ao incentivo de práticas autoritárias.
Veja o vídeo:
Ninguém aguenta mais. São assassinatos atrás de assassinatos. Abusos atrás de abusos. O PM jogou o rapaz do alto da ponte: em troca de quê? Quem ensinou isso a ele? O Secretário de Segurança Pública de SP quer acabar com a independência da Ouvidoria das Polícias e está gastando… pic.twitter.com/Ek3YxLPIpk
— Welington Arruda (@welmelo) December 3, 2024