455 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, condenou publicamente a aproximação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, com o presidente argentino de extrema-direita, Javier Milei, além de criticar o editorial do jornal O Globo que exaltou as políticas econômicas recessivas e neoliberais de Milei como modelo para a América Latina.
Gleisi destacou em suas redes sociais os impactos desastrosos das políticas de Milei na Argentina: recessão econômica com queda de 3,6% do PIB, aumento do desemprego de 5,7% para 7,6%, explosão da pobreza atingindo 52% da população e crescimento da indigência para 14 milhões de pessoas. “E o custo de vida da maioria explodiu, com aumentos das tarifas de água, energia e transporte, numa inflação oficial de 2,7% ao mês, número em que ninguém acredita”, afirmou a parlamentar.
A deputada também mencionou o recente encontro entre Tarcísio e Karina Milei, irmã e braço direito do presidente argentino, no qual o governador concedeu a ela a Ordem do Ipiranga, a mais alta honraria do estado de São Paulo. Durante o evento, realizado no Palácio dos Bandeirantes, foram discutidos temas como ajuste fiscal e as diretrizes econômicas de Milei, alinhadas à agenda neoliberal.
Gleisi relacionou a postura de Tarcísio e do editorial de O Globo ao legado de Jair Bolsonaro e Paulo Guedes no Brasil, afirmando que “não é o lado dos trabalhadores, aposentados, do povo, do Brasil”. Para ela, a exaltação das políticas argentinas por parte desses setores demonstra claramente seus interesses contrários às necessidades da população.
O governador Tarcísio homenageia a irmã de Milei. O Globo faz editorial elogiando o próprio por sua política econômica. É disso que eles estão gostando: o primeiro ano de Milei levou a Argentina à recessão (PIB de -3,6%), ao desemprego (aumento de 5,7% para 7,6%) e à fome: 52% da…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) December 3, 2024