A deputada federal Gleisi Hoffmann, presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), criticou nas redes sociais o vídeo institucional da Marinha do Brasil divulgado no último domingo (1º). O conteúdo é visto como uma ameaça velada ao governo Lula e uma provocação à sociedade civil.
A peça publicitária, lançada como parte das comemorações pelo Dia do Marinheiro, que será celebrado em 13 de dezembro, sugere que os militares "trabalham duro" em contraste com uma suposta vida confortável dos civis. A publicação ocorre poucos dias após o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciar um pacote de medidas de ajuste fiscal, que inclui cortes nos privilégios das Forças Armadas.
Gleisi classificou o vídeo como um "grave erro", lembrando que os militares não são mais merecedores de respeito do que trabalhadores civis que enfrentam jornadas exaustivas. Ela ainda destacou a gravidade do momento em que o vídeo foi lançado, logo após o indiciamento do ex-comandante da Marinha, Almir Garnier, por tentativa de golpe de Estado.
O vídeo divulgado pela Marinha é um grave erro. Ninguém duvida que o serviço militar exige esforço e sacrifícios pessoais, especialmente da tropa que se arrisca nos treinamentos e faz o serviço pesado. Isso não faz dos militares cidadãos mais merecedores de respeito do que a…
O vídeo foi amplamente criticado nas redes sociais, onde usuários fixaram uma “nota da comunidade” destacando os benefícios e salários superiores recebidos pelos militares, enquanto a maioria dos brasileiros enfrenta condições de trabalho precárias.
Para muitos, o vídeo é uma resposta às mudanças propostas pelo governo Lula, como a adoção de uma idade mínima de 55 anos para aposentadoria, o fim da "morte ficta" e o aumento da contribuição ao Fundo de Saúde. Essas medidas, que devem gerar economia de R$ 2 bilhões anuais, têm causado indignação entre oficiais militares, evidenciando um descontentamento com a perda de privilégios.
A relação tensa entre o Executivo e a Marinha reflete as pressões internas nas Forças Armadas, que veem no vídeo uma tentativa de reagir aos cortes e mobilizar a tropa. Apesar das críticas, o governo Lula mantém a postura firme de implementar mudanças para equilibrar as contas públicas e promover justiça social.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.