469 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) deu início nesta segunda-feira (2) a uma sessão extraordinária para referendar a decisão do ministro Flávio Dino que liberou o pagamento das emendas parlamentares, sob critérios de transparência e rastreabilidade. A votação, realizada em ambiente virtual, ficará aberta até as 23h59 desta terça-feira (3).
A decisão de Dino ocorre após a sanção de uma lei que teve em vista corrigir irregularidades apontadas pelo STF no modelo anterior de distribuição de recursos. Em dezembro de 2022, a Corte considerou inconstitucionais as chamadas emendas RP8 e RP9. Após mudanças aprovadas pelo Congresso Nacional, as regras foram alteradas, mas ainda geraram questionamentos do PSOL, partido autor da ação inicial.
Desde que assumiu o caso após a aposentadoria da ministra Rosa Weber, Dino enfatiza a necessidade de rastreabilidade e controle no uso dos recursos públicos. Em agosto, ele suspendeu os pagamentos das emendas e determinou que a Controladoria-Geral da União (CGU) auditasse os repasses, reforçando a busca por mais transparência e rigor.
Com a votação virtual, os ministros do STF inserem seus votos diretamente no sistema eletrônico, sem deliberação presencial. A validação dessa decisão é vista como um passo importante para garantir maior controle sobre o orçamento público e evitar abusos como os praticados no passado.
A expectativa é que a decisão também contribua para destravar pautas econômicas no Congresso, incluindo o avanço do pacote fiscal do governo Lula, ao consolidar a legalidade e rastreabilidade das emendas parlamentares.
Com informações da Agência Brasil
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.