642 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O historiador Marcos Napolitano, professor da USP e especialista na república brasileira, avaliou como gravíssima a tentativa de golpe revelada pela Polícia Federal, que incluiu esforços para instaurar o caos social e retornar à ditadura. Para ele, a resposta do STF e da Polícia Federal foi adequada, mas agora é essencial que a Procuradoria Geral da República (PGR) abra inquérito para responsabilizar os envolvidos, incluindo lideranças civis e militares.
Segundo Napolitano, o fracasso do golpe se deve à falta de organização e apoio institucional, especialmente das Forças Armadas e de setores liberais e da classe média. "Desta vez, não houve embarque na aventura, ao contrário de 2016", afirmou, referindo-se ao controverso impeachment de Dilma Rousseff, que, segundo ele, inspirou a extrema-direita a acreditar em uma ruptura mais ampla.
O historiador destacou que a tentativa golpista é reflexo da crise política de 2015 e 2016 e do "lavajatismo", que abriu espaço para o fortalecimento de lideranças antidemocráticas. Ele alertou que, para evitar novos golpes, é fundamental punir exemplarmente os envolvidos e fortalecer a crença na democracia, inclusive no cotidiano da população.
Napolitano reforçou que as elites políticas devem isolar aventureiros golpistas dentro do próprio sistema político e administrar o país com responsabilidade. "É preciso punir os golpistas de maneira exemplar e dentro dos marcos da lei para garantir bases sólidas para a democracia", concluiu.
Com informações da Agência Brasil
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.