995 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou neste sábado (30) os países membros do Brics que buscam alternativas ao dólar no comércio internacional. Trump exigiu que o bloco renuncie à criação de uma nova moeda ou ao apoio a qualquer iniciativa que reduza a dependência do dólar, sob pena de enfrentar tarifas de 100% e o fim das relações comerciais com os EUA.
"Exigimos que esses países não criem uma nova moeda do Brics nem apoiem qualquer outra que substitua o poderoso dólar americano. Caso contrário, enfrentarão tarifas de 100% e dirão adeus à economia norte-americana", escreveu Trump em sua plataforma Truth Social. Ele ainda afirmou que "não há nenhuma chance dos Brics substituírem o dólar no comércio internacional".
O Brics, atualmente presidido pelo Brasil, conta com dez membros permanentes: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos. Durante a cúpula realizada em Kazan, na Rússia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a criação de mecanismos alternativos de pagamento entre os países membros, priorizando o uso de moedas locais para reduzir a dependência do dólar.
Entre as prioridades do Brasil no Brics está o desenvolvimento de um sistema de compensação de pagamentos em moedas locais, além do fortalecimento do Novo Banco de Desenvolvimento, liderado por Dilma Rousseff. O Brasil assumirá a presidência do bloco em 2025 e planeja acelerar essas iniciativas.
As declarações de Trump aumentam as tensões econômicas globais e colocam em evidência o avanço das políticas do Brics para criar uma nova dinâmica nas relações comerciais internacionais, reduzindo a hegemonia do dólar.
Com informações da Reuters
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.