1464 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Tropas israelenses bombardearam o sul do Líbano neste sábado (30), apenas três dias após o início de um cessar-fogo mediado por França e Estados Unidos. A justificativa apresentada pelas forças armadas israelenses é que foram detectadas atividades consideradas "ameaças". Entre os alvos, segundo o comunicado, estavam supostos "terroristas do Hezbollah" próximos a estruturas no sul do Líbano e uma instalação do grupo equipada com lança-foguetes.
Por outro lado, o Exército do Líbano denunciou que Israel violou o cessar-fogo diversas vezes desde quarta-feira (27), quando a trégua começou, e na quinta-feira (28). A situação reacendeu tensões em uma região que já enfrentava mais de um ano de enfrentamentos transfronteiriços e dois meses de guerra aberta.
O cessar-fogo havia sido visto como um avanço diplomático importante para a região, mas as recentes ações militares israelenses colocam em dúvida a sua sustentabilidade. O Hezbollah, por sua vez, ainda não se pronunciou oficialmente sobre os novos ataques.
O cenário de instabilidade reforça a complexidade da crise no Oriente Médio e a dificuldade de manter acordos de paz em uma região marcada por anos de conflito.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.