288 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Durante discurso no Encontro Nacional da Indústria, organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta quarta-feira (27), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu às críticas da direita francesa e reafirmou seu compromisso com um acordo entre o Mercosul e a União Europeia (UE). Lula criticou o Carrefour, que recuou após declarar que não compraria mais carne de produtores brasileiros, e respondeu diretamente ao deputado francês Vincent Trébuchet, do partido UDR.
Trébuchet havia afirmado que “nossos agricultores não querem morrer e nossos pratos não são latas de lixo” ao atacar a carne brasileira. Lula não poupou palavras: “Quero que o agronegócio continue crescendo e causando raiva em deputados franceses. Vamos fazer o acordo do Mercosul não só pela questão financeira. Estou há 22 anos nisso. E, se os franceses não quiserem, eles não apitam mais nada. Quem apita é a Comissão Europeia, e pretendo assinar esse acordo ainda neste ano.”
O presidente também destacou a importância de fortalecer a soberania brasileira nas negociações internacionais e rejeitou o alinhamento submisso que marcou o governo anterior. “O Brasil não precisa ficar preso aos países que o colonizaram. Temos que procurar mercados novos”, afirmou, ao defender uma nova estratégia de inserção econômica global.
Relacionamento com os Estados Unidos
Lula também comentou sobre as relações com os Estados Unidos, enfatizando a necessidade de uma postura soberana e independente. Ele afirmou que pretende ter uma relação republicana com o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, mas deixou claro que divergências serão tratadas com firmeza: “Naquilo que houver diferença, a gente tranca a cara e não faz negócio.”
Rejeição à “síndrome de vira-lata”
O presidente criticou a postura de subserviência que caracterizou a política externa do governo Bolsonaro, apontando para a necessidade de uma diplomacia assertiva e independente. “O Brasil tem que acreditar em si. Temos interesses soberanos que devem convergir com os de outros países, mas sem abrir mão de nossa dignidade.”
Assista ao vídeo aqui:
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.