130 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O CEO do Carrefour, Alexandre Bompard, pediu desculpas ao Brasil pelas declarações sobre os requisitos e padrões de venda da carne do Mercosul. A carta, inclusive, já estaria pronta. No documento, Bompard destaca a longa parceria da marca com a indústria frigorífica, uma convivência de 50 anos que seria também um sinal da qualidade do produto brasileiro.
O gesto vem após reações ao anúncio recente feito por Bompard de que o Carrefour não compraria mais carne de países do Mercosul para abastecer suas lojas na França. Membros do governo Lula subiram o tom contra a rede varejista francesa, enquanto frigoríficos brasileiros deram início a um boicote: deixaram de comercializar carne para as lojas brasileiras do Carrefour.
Bompard, então, recuou em carta entregue ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, por meio do embaixador francês no Brasil. "Sabemos que a agricultura brasileira fornece carne de alta qualidade, respeito as normas e sabor. Se a comunicação do Carrefour França gerou confusão e pode ter sido interpretada como questionamento de nossa parceria com a agricultura brasileira e como uma crítica a ela, pedimos desculpas", diz um trecho da carta.
Em 20 de novembro, em uma carta direcionada para Arnaud Rousseau, presidente da Federação Nacional dos Sindicatos de Agricultores da França (FNSEA), o CEO do grupo francês declarou que, "em solidariedade ao mundo agrícola, o Carrefour se compromete a não comercializar nenhuma carne do Mercosul", fazendo referência ao bloco formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
Falou ainda, em postagens em redes sociais, esperar adesão por parte de outras empresas. "Esperamos inspirar outros atores do setor agroalimentar e impulsionar um movimento mais amplo de solidariedade, além do papel da distribuição, que já lidera a luta em favor da origem francesa da carne que comercializa."
Na ocasião, o Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil (Mapa) divulgou nota contestando as declarações de Bompard. "O Mapa não aceitará tentativas vãs de manchar ou desmerecer a reconhecida qualidade e segurança dos produtos e dos compromissos ambientais brasileiros", apontou o texto do governo brasileiro.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.