417 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O relatório final da Polícia Federal que indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros 37 homens ligados ao seu governo e às Forças Armadas foi liberado após o sigilo sobre o caso ter sido levantado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF. Encaminhado também à Procuradoria-Geral da República, o documento de 884 páginas traz uma vasta investigação que revelou uma complexa rede de crimes com o objetivo de romper com o sistema democrático e instaurar um regime ilegal comandado por Bolsonaro, que se recusava a deixar o poder após a derrota para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022.
Além de Jair Bolsonaro, foram indiciados Walter Braga Netto (ex-ministro da Casa Civil e da Defesa e candidato a vice na chapa derrotada), Augusto Heleno (ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional – GSI), Alexandre Ramagem (ex-diretor da Agência Brasileira de Informações – Abin), Valdemar da Costa Neto (presidente do Partido Liberal – PL), entre outros.
O relatório detalha um plano que incluía a ocupação de "estruturas estratégicas" e o armazenamento de armamento e munição para garantir a prontidão de forças leais a Bolsonaro. A operação “ECD exfiltrar o Pr para fora do país” previa o uso de uma Rede de Apoio de Fuga Estruturada (RAFE/LAFE) para conduzir Bolsonaro ao exterior de forma sigilosa e protegida, utilizando rotas clandestinas e suporte logístico internacional.
O plano de fuga começou a ser estruturado em 2021, quando Bolsonaro intensificou ataques contra o STF e o sistema eleitoral. Durante as comemorações do 7 de setembro daquele ano, o ex-presidente insinuou a possibilidade de ruptura institucional e deixou claro seu descontentamento com as ações do Judiciário. A partir desse momento, foram feitos preparativos para garantir a saída de Bolsonaro do país em caso de colapso de sua estratégia golpista.
Militares de alta patente foram mobilizados para o plano, garantindo o controle de "infraestruturas críticas" para apoiar a fuga e intimidar possíveis adversários. Mensagens recuperadas pela PF indicam que a ideia era utilizar essas estruturas não apenas para facilitar a evasão, mas também como demonstração de força.
Leia a íntegra do Relatório aqui:
Com informações do Metrópoles
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.