135 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Desde 1979, com a Revolução Iraniana que depôs um chefe de Estado pró-Ocidente, os EUA têm utilizado "sanções de vários tipos" como elementos-chave de sua política em relação ao Irã, segundo o Congressional Research Service (CRS). As sanções visam "deter, inibir e encorajar" mudanças no comportamento do regime iraniano e têm impactado a economia do país, considerado uma ameaça aos interesses norte-americanos e de aliados como Israel.
Assim como a Rússia e a China, o Irã busca alternativas para evitar o controle financeiro do regime dolarizado. O Banco Central do Irã planeja introduzir sua própria moeda digital (CBDC), o "Rial Digital", para funcionar como método de pagamento alternativo, sem necessidade de liquidação interbancária, aumentando a resiliência da estrutura de pagamentos do país.
Mais de cem países já planejam adotar suas próprias moedas digitais em 2024. Durante o anúncio da nova moeda, o presidente do Banco Central do Irã, Mohammad Reza Farzin, destacou a importância de métodos alternativos de transações para superar as sanções norte-americanas. O sistema ACU-MIR, formado pela Asian Clearing Union e o sistema de pagamentos russo MIR, simplifica a compensação de pagamentos entre membros, fortalecendo laços com o Sul Global.
Veja o vídeo:
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.