548 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, enviou à Procuradoria-Geral da República (PGR) o inquérito do golpe, que investiga a tentativa de golpe de Estado em 2022. Além disso, Moraes retirou o sigilo do relatório da Polícia Federal sobre o caso, que aponta a participação do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros 36 indiciados.
O relatório da PF, agora público, detalha a atuação dos envolvidos em seis núcleos distintos, incluindo desinformação, incitação de militares e apoio operacional às ações golpistas. A decisão de Moraes de enviar o material à PGR é um passo crucial para que a Procuradoria avalie e decida sobre a apresentação de denúncias formais contra os envolvidos.
A expectativa é que a PGR analise o relatório e, se encontrar elementos suficientes, ofereça denúncias à Justiça. Caso as denúncias sejam aceitas pelo STF, Bolsonaro e seus aliados se tornarão réus e responderão a ações penais. A retirada do sigilo e o envio do inquérito à PGR intensificam a pressão sobre os envolvidos, que agora enfrentam a possibilidade real de serem julgados e condenados.
Assista:
EITAAA! Xandão acaba de enviar a PGR o inquérito do golpe. Com certeza não passa nem sinal de Wi-Fi no UC dos golpistas agora. Além disso o XANDÃO tirou o sigilo do inquérito do golpe.
— Ivan Vieira (@ivanvieira_5) November 26, 2024
BOLSONARO NA CADEIA
SEM ANISTIA pic.twitter.com/L9tDL69t5Y