Conib ignora Bolsonaro, Eduardo e Fábio Wajngarten em jantar com lideranças políticas

Portal Plantão Brasil
25/11/2024 16:01

Conib ignora Bolsonaro, Eduardo e Fábio Wajngarten em jantar com lideranças políticas

0 0 0 0

434 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o ex-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência, Fábio Wajngarten, foram excluídos do jantar promovido pela Confederação Israelita do Brasil (Conib), em São Paulo, no sábado (23). O evento, que marcou a 55ª Convenção Anual da entidade, reuniu importantes lideranças políticas e empresariais.

O encontro contou com a presença de governadores alinhados à direita, como Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) e Cláudio Castro (PL-RJ). Também participaram o ministro do Supremo Tribunal Federal André Mendonça, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), e o presidente do PSD, Gilberto Kassab.

A ausência de Bolsonaro e seus aliados gerou críticas de empresários da comunidade judaica próximos ao ex-presidente. Segundo eles, a exclusão ocorreu em um momento inoportuno, especialmente após a reeleição de Donald Trump nos Estados Unidos, com quem Eduardo Bolsonaro mantém estreita relação.

A relação entre Bolsonaro e o presidente da Conib, Cláudio Lottenberg, já enfrentava desgastes desde a pandemia de Covid-19. Lottenberg, que buscou o posto de ministro da Saúde após a saída de Luiz Henrique Mandetta, foi preterido pelo governo Bolsonaro, que o considerava próximo do então governador João Doria (PSDB).

Durante o jantar, Lottenberg declarou apoio a lideranças de direita para as próximas eleições presidenciais, mas evitou menções ao ex-presidente ou à sua influência política. A ausência de Fábio Wajngarten também foi alvo de críticas. Empresários destacaram o papel do ex-chefe da Secom na aproximação de líderes evangélicos e militares israelenses durante o governo Bolsonaro, como no episódio de Brumadinho, em 2019, quando tropas israelenses ajudaram nas operações de resgate.

Os discursos de Tarcísio, Caiado, Castro e André Mendonça se concentraram em temas gerais, sem citações a Jair Bolsonaro. A ausência de referências ocorre dias após o ex-presidente ser indiciado pela Polícia Federal no inquérito que apura uma tentativa de golpe de Estado.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians