1287 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O deputado federal e general da reserva Eduardo Pazuello (PL-RJ) teria proposto ao então presidente Jair Bolsonaro (PL), logo após a derrota nas eleições de 2022, uma ruptura democrática com base no artigo 142 da Constituição. A revelação está em um áudio enviado por Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, ao então comandante do Exército, Freire Gomes, em 8 de novembro de 2022.
No áudio, Mauro Cid relata que Pazuello esteve no Palácio da Alvorada "dando sugestões e ideias" sobre como o ex-presidente poderia "tocar o artigo 142". Porém, segundo ele, Bolsonaro "desconversou" e ignorou as propostas do general. A transcrição faz parte das investigações da Polícia Federal (PF) que embasaram a operação Contragolpe, deflagrada no último dia 19.
A operação resultou na prisão de militares envolvidos em planos golpistas e até mesmo em conspirações para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Entre os presos está o general da reserva Mario Fernandes, ex-assessor de Pazuello, apontado como um dos principais articuladores da trama.
Pazuello, em nota, negou qualquer envolvimento e declarou ter confiança na idoneidade do general Mario Fernandes. “Reafirmo minha crença nas instituições do país e na idoneidade do general Mario Fernandes, na certeza de que tudo será esclarecido em breve”, afirmou o deputado.
Apesar das acusações e dos indícios levantados, Pazuello não está entre os 37 nomes indiciados pela PF. A investigação concentra-se em figuras diretamente envolvidas nos planos para minar a posse do presidente democraticamente eleito e em ações violentas para desestabilizar o governo.
Ex-ministro da Saúde durante o governo Bolsonaro, Pazuello carrega em sua trajetória a marca da gestão desastrosa da pandemia de covid-19 no Brasil, um período marcado por mortes em massa e falta de coordenação federal. Agora, seu nome surge em mais um episódio controverso que ameaça a estabilidade democrática.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.