488 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A Polícia Federal descobriu em um HD do general Mário Fernandes um roteiro estratégico destinado a deputados bolsonaristas para atuação na CPMI dos atos golpistas de 8 de janeiro. Preso em 19 de novembro, Fernandes é acusado de planejar um golpe que incluía o assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro do STF Alexandre de Moraes.
O documento, datado de maio de 2023, detalha ações para desviar o foco dos atos golpistas, orientando ataques ao governo federal, ao STF e à PF. Entre as estratégias, estavam acusações de "leniência" do governo Lula em evitar os ataques e comparações das prisões de bolsonaristas com a perseguição de judeus pelos nazistas, em uma tentativa de criar uma narrativa vitimista.
Outras orientações incluíam acusar a Polícia Federal de abusos e violações legais nas detenções de envolvidos no golpe e a convocação de autoridades como Flávio Dino e o general Gonçalves Dias para questionamentos na CPMI. O roteiro visava sustentar narrativas contra o governo e as instituições democráticas, segundo a reportagem.
O general Mário Fernandes, ex-secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência, já era investigado por tramar assassinatos de figuras centrais da República. O material encontrado reforça as acusações e expõe o uso sistemático de narrativas golpistas como estratégia política.
Com informações do Metrópoles
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.