451 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O advogado de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, revelou que o ex-presidente tinha um papel de liderança nas articulações golpistas investigadas pela Polícia Federal. Segundo ele, Cid entregou provas decisivas ao ministro Alexandre de Moraes em depoimento realizado ontem no Supremo Tribunal Federal (STF).
A confirmação reforça as acusações de que Bolsonaro não apenas tinha conhecimento, mas também comandava as ações para desestabilizar o Estado Democrático de Direito após sua derrota nas eleições de 2022. As informações detalhadas por Cid incluiriam provas documentais e relatos que apontam diretamente para o envolvimento do ex-presidente em estratégias golpistas.
De acordo com o advogado, o depoimento de Mauro Cid foi contundente e entregou todos os detalhes necessários para consolidar o caso. A atuação do ministro Moraes, relator das investigações no STF, segue avançando com base nas novas provas apresentadas.
Para os investigadores, o depoimento e os documentos entregues por Cid podem ser o divisor de águas no processo, uma vez que desmontam a tese de defesa bolsonarista que tenta desvincular o ex-presidente dos atos golpistas. A revelação pode acelerar a tramitação de denúncias e aprofundar os problemas judiciais de Bolsonaro e seus aliados.
Esse avanço ocorre em um contexto de intensificação das investigações, que já levaram ao indiciamento de 37 pessoas, incluindo figuras-chave do governo Bolsonaro, por crimes como tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
Veja a publicação do ministro Paulo Pimenta no X:
URGENTE: Advogado de Mauro Cid confirmou em entrevista à GloboNews que Bolsonaro não apenas tinha conhecimento, como era o comandante do plano de golpe de Estado e do plano para matar o presidente Lula, o vice-presidente Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes. pic.twitter.com/D7dt9tRzAV
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) November 22, 2024
URGENTE! O advogado de Mauro Cid, Cezar Bitencourt, diz que o seu cliente confirmou ao ministro do STF Alexandre de Moraes que Bolsonaro sabia da tentativa de golpe de Estado e do plano para executar o presidente Lula. pic.twitter.com/38bRGIKGRF
— Humberto Costa (@senadorhumberto) November 22, 2024