292 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
As autoridades argentinas prenderam Joel Borges Correa, o quarto brasileiro foragido condenado pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Correa, sentenciado a 13 anos e seis meses de prisão por participar da invasão das sedes dos Três Poderes, foi capturado na última terça-feira (19) enquanto tentava fugir para o Chile pela Cordilheira dos Andes.
A operação, realizada em colaboração entre a Polícia Federal brasileira e as forças de segurança argentinas, interceptou Correa em um controle de trânsito na cidade de El Volcán, na província de San Luis. Ele carregava uma mala com roupas, evidenciando sua intenção de escapar para o país vizinho.
A prisão de Correa é parte de uma estratégia internacional para localizar foragidos brasileiros envolvidos nos atos golpistas. Até agora, quatro condenados foram detidos na Argentina após mandados de prisão emitidos pelo STF, que aguarda a extradição dos acusados.
Muitos dos foragidos têm tentado evitar a extradição ao alegar perseguição política no Brasil e pedir refúgio na Argentina. O número de pedidos de refúgio de brasileiros no país aumentou significativamente em 2024, chegando a 185 até outubro, contra apenas três em 2023.
Os detidos permanecerão presos até a realização de audiências que definirão seus processos de extradição. Caso aprovados, os condenados podem recorrer à Suprema Corte de Justiça da Argentina, que dará a decisão final.
Com informações da Folha de S. Paulo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.