485 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A Polícia Federal (PF) indiciou 37 pessoas por tentativa de golpe de Estado, organização criminosa e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Entre os nomes está o do ex-presidente Jair Bolsonaro, cuja inclusão no relatório havia sido recomendada pela CPI do 8 de Janeiro. Segundo a relatora da comissão, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), o trabalho da CPI foi fundamental para embasar os indiciamentos.
“Dos 37 indiciados, 11 constavam no relatório da CPI. Isso comprova que a comissão foi precisa em sua investigação e contribuiu diretamente para os resultados que temos hoje”, afirmou Eliziane. A CPI, que atuou por cinco meses, resultou em 61 pedidos de indiciamento, incluindo diversos integrantes do governo Bolsonaro, muitos deles militares.
O relatório final da comissão foi entregue ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, que garantiu considerar todas as informações apresentadas. Para Eliziane, é essencial que os indiciamentos e possíveis denúncias sejam sustentados por um conjunto sólido de provas para garantir a efetividade da Justiça.
Embora a CPI tenha identificado indícios claros de uma tentativa de golpe, a relatora informou que a suspeita de planos para assassinar o presidente Lula, o vice Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes não foi apurada durante os trabalhos da comissão. Segundo Eliziane, a comissão teve tempo limitado para aprofundar investigações.
A senadora destacou a relevância do trabalho da CPI para fortalecer o combate às ameaças à democracia, reiterando que crimes contra o Estado Democrático de Direito não podem ser tolerados. “O que vimos foi uma tentativa explícita de abolir a democracia por meios violentos. Esse tipo de crime exige respostas firmes e responsáveis”, concluiu.
Com informações da Infomoney
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.