573 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, aprovou nesta quarta-feira (20) o fornecimento de minas terrestres à Ucrânia, em uma medida que visa conter o avanço das tropas russas no campo de batalha. Segundo a Casa Branca, as minas antipessoais, equipadas com dispositivos de autodestruição, têm como objetivo garantir maior segurança para os civis ao limitar sua persistência no terreno.
O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, explicou que a decisão foi tomada devido às novas táticas russas. “Eles estão utilizando infantaria para abrir caminho para tropas mecanizadas. As minas são essenciais para interromper essa estratégia,” afirmou Austin.
Controvérsia sobre o uso de minas antipessoais
O envio marca uma mudança de postura dos EUA, que até então hesitavam em autorizar o uso desse armamento devido aos riscos que representa para civis. Embora a Rússia tenha usado amplamente minas desde o início da guerra, a ONU identificou casos de utilização por Kiev em 2022, o que viola tratados internacionais.
Apesar disso, os EUA e a Rússia não são signatários da Convenção de Ottawa, que proíbe o uso de minas terrestres, enquanto a Ucrânia faz parte do tratado. O fornecimento desses artefatos ocorre em paralelo à autorização dos EUA para o uso de mísseis de longo alcance por Kiev contra alvos em território russo, intensificando as tensões entre os dois países.
Ataques ucranianos e nova rodada de tensões
Na noite de terça-feira (19), o Ministério da Defesa russo confirmou que a Ucrânia lançou seis mísseis balísticos ATACMS contra uma instalação na região de Bryansk. Moscou classificou a ação como um passo provocativo e prometeu retaliações.
Embaixadas fecham por risco de ataques aéreos
Com a escalada do conflito, a embaixada dos EUA em Kiev foi temporariamente fechada nesta quarta-feira devido ao alerta de um ataque aéreo em grande escala da Rússia. O Departamento de Estado orientou os funcionários a permanecerem em locais seguros. Embaixadas da Itália e da Grécia seguiram a mesma medida, reforçando os temores de intensificação dos combates na região.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.