371 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta quarta-feira (20) o presidente da China, Xi Jinping, no Palácio da Alvorada, em Brasília. Durante o encontro, os dois líderes assinaram 37 atos de cooperação internacional, abrangendo áreas como comércio, tecnologia e sustentabilidade. Em pronunciamento conjunto, Lula destacou a importância da parceria com a China para a construção de um mundo mais justo e igualitário.
“O que China e Brasil fazem juntos reverbera no mundo. Mantemos coordenação em fóruns como a ONU, OMC, G20 e BRICS. Defendemos a reforma da governança global para torná-la mais democrática, justa e sustentável”, declarou Lula, reforçando o papel das duas nações na promoção da paz e do diálogo em meio às crescentes tensões internacionais.
Lula também aproveitou a ocasião para agradecer o apoio chinês à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, uma das principais iniciativas do Brasil durante sua presidência no G20. Ele destacou a urgência de combater a fome em um mundo marcado por conflitos. “Não podemos vencer o flagelo da fome em meio à insensatez das guerras. A Aliança Global busca devolver dignidade às 733 milhões de pessoas que passam fome no mundo em pleno século XXI”, afirmou.
Xi Jinping, por sua vez, elogiou o papel do Brasil como líder no Sul Global e reiterou o compromisso chinês com iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza. A visita fortalece a parceria estratégica entre os dois países, que têm no comércio bilateral um dos pilares da relação, mas também colaboram em temas como transição energética e governança digital.
Além da assinatura dos atos, Lula e Xi Jinping reforçaram a necessidade de um sistema internacional que priorize a cooperação e o respeito mútuo. Segundo os líderes, a parceria entre Brasil e China serve como exemplo de como grandes economias emergentes podem contribuir para um futuro mais equilibrado e inclusivo.
A visita oficial do presidente chinês ao Brasil é um marco nas relações bilaterais e reforça o papel de ambos os países como protagonistas em questões globais.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.