401 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O motoboy Wellington Luiz Firmino, de Sorocaba (SP), foi detido na Argentina após a Justiça daquele país autorizar a prisão de brasileiros foragidos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Firmino, que havia solicitado refúgio na Argentina, foi condenado a 17 anos de prisão no Brasil. Sua detenção ocorreu após o pedido de extradição ser oficializado pelo Brasil em outubro deste ano.
Durante os atos antidemocráticos, Firmino gravou um vídeo do alto da torre do Congresso Nacional, acessando áreas restritas e zombando da democracia. Nas imagens, ele comentou: “É tiro, bomba e porrete! Olha o luxo”. Em outra fala, questionou ironicamente se vivia sob uma ditadura.
Firmino também publicou fotos com o ex-presidente Jair Bolsonaro e participou do acampamento golpista em Sorocaba, desmontado pela Polícia Militar no dia 9 de janeiro de 2023. A defesa do condenado alega perplexidade com a decisão judicial e critica a aplicação do conceito de “crimes multitudinários”, que responsabiliza manifestantes presentes no local.
A prisão ocorreu após mudanças na legislação argentina, que agora impede o refúgio para pessoas condenadas por crimes graves, incluindo atos terroristas e violações de direitos humanos. Essa decisão, somada à cooperação entre os governos brasileiro e argentino, facilitou a extradição dos envolvidos.
O governo argentino, liderado por Javier Milei, afirmou que respeitará as decisões do Judiciário brasileiro, desmentindo rumores de proteção a bolsonaristas foragidos. Até o momento, outros dois brasileiros condenados já foram presos na Argentina: Joelton Gusmão de Oliveira e Rodrigo de Freitas Moro Ramalho.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.