449 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conclui nesta terça-feira (19) sua participação na cúpula do G20, realizada no Rio de Janeiro sob a liderança do Brasil em 2024. Lula presidirá a terceira e última sessão do encontro de líderes, com foco no desenvolvimento sustentável, e comandará a cerimônia de encerramento, oficializando a transferência da presidência rotativa do grupo para a África do Sul.
Durante o evento, Lula terá reuniões bilaterais com importantes chefes de Estado, incluindo o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para quem oferecerá um almoço especial. Outras agendas incluem conversas com o primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, e o líder britânico, Keir Starmer, reforçando a posição estratégica do Brasil no cenário global.
Um dos destaques do dia será o anúncio dos resultados de uma rodada de investimentos em saúde, realizado em parceria com o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus. A iniciativa reforça o compromisso do Brasil com ações globais para ampliar o acesso à saúde e combater desigualdades.
Após o encerramento das atividades do G20, Lula participará de uma entrevista coletiva com jornalistas, onde fará um balanço das discussões do evento, que reuniu as 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia e da União Africana. Entre os temas abordados, estão inclusão social, transição energética e reforma da governança global.
Desde que assumiu a presidência rotativa do G20, em dezembro do ano passado, o Brasil estabeleceu como prioridades o enfrentamento da fome e da pobreza, alinhando políticas inclusivas com o desenvolvimento sustentável. Lula destacou que o sucesso da cúpula é um reflexo do compromisso do país com soluções concretas para desafios globais.
Assista ao vídeo:
O Brasil completa a penúltima etapa de quatro anos de liderança do G20 por países em desenvolvimento. Após Indonésia e Índia, agora Brasil e, a seguir, África do Sul trazem ao debate as perspectivas que interessam a maioria da população mundial.
— Governo do Brasil (@govbr) November 19, 2024
??Digital/PR#G20Brasil #G20 pic.twitter.com/jUHvBznOHu