569 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou nesta terça-feira (19), durante a cúpula do G20 no Rio de Janeiro, que o país fará tudo ao seu alcance para evitar uma guerra nuclear. Segundo Lavrov, as armas nucleares desempenham um papel dissuasório, impedindo a escalada de conflitos dessa magnitude.
A declaração ocorre no mesmo dia em que o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou mudanças na doutrina nuclear do país, reduzindo os limites para o uso de armas nucleares. A atualização da política russa surge em meio a tensões crescentes, após a Rússia acusar a Ucrânia de disparar mísseis ATACMS, fornecidos pelos Estados Unidos, contra seu território no oeste.
Lavrov destacou que a posição da Rússia é evitar a deflagração de um conflito nuclear, mas reafirmou o papel das armas nucleares como elemento estratégico para manter a estabilidade global em cenários de crise.
Esses movimentos refletem a escalada de hostilidades no milésimo dia da guerra na Ucrânia, que já resultou em milhares de vítimas e aprofundou divisões geopolíticas. A tensão aumenta com o uso de mísseis de longo alcance, ampliando os impactos do conflito para além das fronteiras ucranianas.
As declarações de Lavrov reforçam a postura russa em um cenário de diplomacia fragilizada, onde as potências globais buscam conter os riscos de um confronto com consequências devastadoras para o mundo.
Com informações da Reuters
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.