309 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Investigações da Polícia Federal apontam que o ex-presidente Jair Bolsonaro teria redigido, ajustado e resumido a chamada “minuta do golpe”, documento que previa intervenção no Poder Judiciário para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e convocar novas eleições. Mensagens analisadas pela PF mostram que Bolsonaro sofria “pressões de deputados” para tomar “medidas mais pesadas” e que ele chegou a discutir apoio militar com o comandante do Exército, general Estevam Cals Theophilo, em dezembro de 2022.
A investigação também revelou o envolvimento de militares de elite e de um policial federal no plano golpista, batizado de “Punhal Verde e Amarelo”. A conspiração incluía o assassinato de Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, além de ações para garantir controle sobre o país. Os envolvidos, conhecidos como “kids pretos”, usariam táticas avançadas de operações militares para executar o plano.
Na operação deflagrada nesta terça-feira (19), batizada de “Contragolpe”, a PF prendeu cinco suspeitos. Entre eles estão o general Mário Fernandes, ex-assessor de Eduardo Pazuello, e o coronel Hélio Ferreira Lima, ex-comandante de uma companhia de forças especiais. Também foram detidos o major Rafael Martins de Oliveira, o major Rodrigo Bezerra de Azevedo e o policial federal Wladimir Matos Soares.
Segundo a PF, a organização criminosa planejava executar as ações em 15 de dezembro de 2022. Os investigados detalharam recursos humanos e logísticos necessários para o golpe e chegaram a monitorar os movimentos de Moraes. A operação cumpriu ainda três mandados de busca e apreensão e 15 medidas cautelares, como entrega de passaportes e suspensão do exercício de funções públicas.
A delação do ex-ajudante de ordens Mauro Cid foi central para a investigação, indicando que Bolsonaro teria sido um dos líderes do núcleo golpista. A minuta do golpe, considerada “resumida” por Bolsonaro, era parte do plano operacional que, segundo a PF, envolvia crimes gravíssimos contra a democracia brasileira.
Com informações do Metrópoles
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.