132 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Os líderes das maiores economias do mundo se reuniram nesta segunda-feira (18) para a tradicional foto oficial do G20, tendo o icônico Pão de Açúcar como cenário. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anfitrião do evento, ocupou lugar de destaque ao lado do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e do presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa. A disposição simbolizou a transição da presidência do grupo: da Índia, em 2023, para o Brasil, em 2024, e posteriormente para a África do Sul, em 2025.
A foto também contou com a presença de líderes como Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, e Xi Jinping, da China. Na fileira de trás, foi possível observar uma descontraída conversa entre Emmanuel Macron, presidente da França, e Javier Milei, da Argentina. Já Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, e Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, não participaram, pois estavam em uma reunião bilateral. Giorgia Meloni, da Itália, também ficou ausente devido a um atraso.
No palco, a frase “Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza” destacava a principal iniciativa do evento, lançada oficialmente pelo Brasil. A aliança, liderada por Lula, busca unir esforços globais para erradicar a fome e a pobreza, e já conta com a adesão de 82 países.
A cúpula, marcada por debates sobre inclusão social e sustentabilidade, reforçou o papel do Brasil como líder em pautas progressistas e de combate às desigualdades. Lula destacou a importância de unir esforços internacionais para enfrentar desafios como a fome, que afeta milhões em todo o mundo, mesmo em um planeta que produz alimentos em abundância.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.