702 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (18) que planeja declarar estado de emergência nacional para promover uma deportação em massa de migrantes. Segundo Trump, a medida contará com o uso das Forças Armadas para garantir sua implementação, caso seja necessário.
A confirmação foi feita após uma postagem do diretor da organização conservadora Judicial Watch, Tom Fitton, na rede Truth Social. Fitton afirmou que a nova administração de Trump planeja usar recursos militares para expulsar migrantes em grande escala. Trump respondeu à publicação com um breve “é verdade!”.
Desde sua vitória nas eleições de 5 de novembro, Trump tem intensificado sua retórica contra a imigração, utilizando termos que geraram críticas de organizações de direitos humanos. Ele já havia sugerido o uso da Guarda Nacional e até do Exército para implementar a política. “Se a Guarda Nacional não for suficiente, usarei o Exército”, afirmou o republicano em entrevista anterior.
A composição do gabinete de Trump também indica um endurecimento nas políticas migratórias. Entre as nomeações estão Tom Homan, conhecido por sua gestão controversa na separação de famílias migrantes, como “czar da fronteira”, e Kristi Noem, governadora de Dakota do Sul, como chefe do Departamento de Segurança Interna.
Economistas e especialistas têm alertado para os impactos sociais e econômicos da medida. Setores como agricultura e construção civil, que já enfrentam escassez de mão de obra, seriam duramente afetados, enquanto o custo financeiro de uma operação desse porte é avaliado como alto.
Com informações do jornal O Globo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.