166 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá um domingo (17) marcado por uma maratona de reuniões bilaterais com 11 chefes de Estado e de Governo, na véspera da abertura da Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro. Os encontros, que ocorrerão no Forte de Copacabana, refletem a importância do Brasil no cenário internacional e destacam temas como parcerias econômicas, sustentabilidade e governança global.
O primeiro compromisso será às 10h30, com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, que assumirá a presidência do G20 em 2025. Em seguida, Lula se reunirá com o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, às 11h20, e com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, às 12h10. Após uma pausa para o almoço, o presidente se encontrará com o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Sheikh Khaled bin Mohamed bin Zayed Al Nahyan, às 14h15, seguido pela presidenta da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, às 15h.
Na sequência, Lula terá reuniões com o presidente do Vietnã, Pham Minh Chinh (15h40), e com o presidente de Angola, João Lourenço (16h40). Às 17h30, será a vez de Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, com quem discutirá a possível adesão da Turquia ao Brics. O dia termina com encontros com o presidente do Egito, Abdel Fattah El-Sisi (18h20), o presidente francês, Emmanuel Macron (19h30), e o presidente da Bolívia, Luis Arce (20h20).
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, acompanhará Lula na maioria das reuniões, especialmente aquelas com Ramaphosa, Macron, von der Leyen, Khaled bin Zayed e os primeiros-ministros da Malásia e da Itália. Além disso, Haddad terá um encontro separado, às 17h40, com o presidente colombiano, Gustavo Petro, para tratar de temas econômicos e regionais.
Com informações da Agência Brasil
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.