191 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, afirmou que a postura negacionista do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação à crise climática pode isolar o país no cenário global. Trump, que defende a expansão do uso de combustíveis fósseis, contraria o consenso internacional sobre a necessidade de ações urgentes para mitigar os impactos das mudanças climáticas.
“O mundo hoje está muito multilateral. Temos o Sul Global, países como China e Índia com protagonismo crescente, e o Brics como um vetor importante da geopolítica. Se os Estados Unidos, sob Trump, abandonarem o esforço internacional, acredito que acabarão isolados. O mesmo pode acontecer com a Argentina, caso opte por seguir esse caminho”, declarou Pimenta em entrevista.
O ministro também mencionou desastres climáticos recentes, como os ocorridos no Rio Grande do Sul, em Valência (Espanha) e no deserto do Saara, reforçando que a crise climática não é mais uma teoria, mas uma realidade que afeta a vida de milhões de pessoas. Ele destacou que, mesmo com Trump à frente dos EUA, o mercado global exige adaptações para enfrentar as mudanças climáticas, e grandes corporações americanas não podem ignorar essas demandas.
O combate à crise climática é uma das prioridades do Brasil na cúpula do G20, que ocorre nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defende que os países ricos financiem a transição energética e a adaptação climática nos países mais pobres, como prometido no Acordo de Paris em 2015. Entretanto, o fundo de US$ 100 bilhões anuais, previsto para financiar essas iniciativas, nunca foi implementado.
Pimenta afirmou que um dos grandes legados do G20 no Brasil pode ser um acordo para financiar políticas climáticas e sociais, responsabilizando os países mais ricos pelos danos históricos causados pela Revolução Industrial. "Aqueles que mais se beneficiaram precisam arcar com a maior parte dessa conta", concluiu.
Com informações da Agência Brasil
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.