433 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A Executiva Nacional do PT divulgou nesta sexta-feira (15) uma nota em resposta ao atentado contra o Supremo Tribunal Federal (STF) ocorrido na última quarta-feira (13). No documento, o partido reafirma os riscos que a extrema-direita e seus métodos violentos representam para a democracia e cobra punição exemplar aos responsáveis por atos de terror e violência política, incluindo os eventos de 8 de janeiro de 2023.
A nota ressalta que ações como a do homem-bomba em Brasília não podem ser tratadas como isoladas, mas sim como parte de uma escalada planejada e sistemática da extrema-direita para desestabilizar o país. O PT relembra episódios como o atentado no aeroporto de Brasília em 2022, que foi planejado em acampamentos bolsonaristas, para destacar a conexão entre esses atos e discursos de ódio propagados por líderes extremistas.
O documento critica Jair Bolsonaro, descrevendo-o como "forjado na escola do general Silvio Frota", e relaciona sua trajetória política a práticas autoritárias e violentas. Também denuncia as tentativas de minimizar ou acobertar os responsáveis por atos de violência política, afirmando que tais estratégias reforçam a impunidade e incentivam novos ataques.
Para o PT, processar e punir os articuladores, mandantes e financiadores de atos como o do 8 de janeiro é essencial para impedir uma escalada ainda maior de violência e para proteger a democracia brasileira. O partido finaliza reafirmando sua oposição àqueles que, mesmo se apresentando como democratas, foram cúmplices do governo Bolsonaro e suas práticas antidemocráticas.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.