1549 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Justiça da Argentina ordenou a prisão de 61 brasileiros condenados por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 que estão foragidos no país. A decisão, tomada pelo juiz Daniel Rafecas, da 3ª Vara Federal, já resultou na captura de ao menos dois indivíduos. Entre eles, está Joelton Gusmão de Oliveira, detido na cidade de La Plata, próximo a Buenos Aires, nesta quinta-feira (14). Ele foi condenado a 17 anos de prisão no Brasil, mas sua esposa, Alessandra Faria Rondon, também sentenciada, conseguiu fugir antes da captura.
Os detidos enfrentarão audiências para determinar a extradição, como solicitado pelo Brasil. Contudo, ainda podem recorrer à Corte Suprema de Justiça da Argentina. O presidente argentino, Javier Milei, aliado de Jair Bolsonaro, assinou um decreto que nega refúgio a indivíduos denunciados ou condenados em seus países por crimes graves, como terrorismo e violações aos direitos humanos. Isso torna mais difícil a permanência dos golpistas no território argentino.
A decisão da Justiça argentina atende a um pedido de cooperação enviado pelo Brasil em junho deste ano, que solicitava auxílio na localização de mais de 140 foragidos ligados aos ataques de 8 de janeiro. O governo brasileiro reafirmou que a responsabilização de todos os envolvidos é fundamental para proteger o Estado Democrático de Direito e evitar novos atentados.
A atuação da Argentina nesse caso destaca o compromisso internacional com a justiça e o combate ao extremismo. Enquanto isso, a base bolsonarista enfrenta crescente isolamento, com líderes e seguidores sendo responsabilizados por seus atos criminosos.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.