222 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A indicação do senador republicano Marco Rubio, da Flórida, para assumir o cargo de secretário de Estado no governo de Donald Trump, recém-eleito para um segundo mandato, gerou preocupações no Itamaraty e entre integrantes do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A postura "linha dura" de Rubio em temas sensíveis ao Brasil é vista como um desafio para as relações diplomáticas entre os dois países, segundo reportagem do jornal O Globo.
Rubio, conhecido por suas posições conservadoras e políticas externas agressivas, é considerado um potencial obstáculo para a convivência diplomática com o chanceler Mauro Vieira. Fontes do governo apontam que a transição pode dificultar os frequentes contatos com Washington, antes facilitados pelo atual secretário Antony Blinken. “Haja perspicácia para lidar com ele”, afirmou um integrante do governo brasileiro sobre a futura relação com o senador.
O histórico de Rubio reforça os receios do Itamaraty. O senador já criticou publicamente a aproximação do Brasil com a China no governo Lula, acusando o presidente de buscar apoio financeiro em Pequim por falta de suporte do governo Biden. A perspectiva de Rubio à frente da diplomacia americana indica um possível endurecimento nas relações, especialmente em temas ligados às alianças estratégicas do Brasil na Ásia.
Rubio também expressou apoio explícito ao ex-presidente Jair Bolsonaro em 2018, enaltecendo uma suposta oportunidade de aliança estratégica entre Brasil e Estados Unidos sob lideranças conservadoras. Mais recentemente, ele criticou decisões do Judiciário brasileiro, como a suspensão temporária da rede social X, controlada por Elon Musk, ordenada pelo ministro Alexandre de Moraes. “O banimento do X no Brasil, sob a administração Lula, levanta sérias preocupações sobre a liberdade de expressão”, disse Rubio, em tom de ingerência.
Diplomatas brasileiros temem que Rubio adote uma abordagem agressiva em relação a temas como imigração, além de posições intransigentes contra países como China, Irã, Cuba e Venezuela. Essas posturas contrariam os princípios do Brasil, que busca o diálogo e a cooperação, recusando sanções econômicas unilaterais.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.