206 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Nesta sexta-feira (15), ao menos 26 cidades brasileiras promovem atos contra a escala 6x1, modelo de jornada de trabalho que tem gerado forte mobilização entre trabalhadores. Os protestos são organizados pelo movimento Vida Além do Trabalho (VAT), liderado pelo vereador eleito Rick Azevedo (PSOL), com manifestações programadas em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Brasília, Vitória, Porto Alegre e Florianópolis.
O movimento tem como principal bandeira o apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada pela deputada Érika Hilton (PSOL-SP), que propõe a redução da jornada para 36 horas semanais, com um regime de trabalho de quatro dias por semana. A PEC já ultrapassou o número mínimo de 171 assinaturas para tramitar no Congresso, contando com apoio de 194 parlamentares de diferentes partidos.
A Central Única dos Trabalhadores (CUT) também manifestou apoio à iniciativa, defendendo que a redução da jornada é uma forma de enfrentar a precarização do trabalho e ampliar o tempo livre para os trabalhadores terem qualidade de vida. Em nota, a CUT reafirmou o compromisso em proteger os direitos trabalhistas e rejeitou qualquer proposta que implique em perdas salariais ou de benefícios.
Os atos desta sexta-feira coincidem com o feriado da Proclamação da República, sendo também o aniversário do líder do movimento VAT, Rick Azevedo. Ele destacou em suas redes sociais que a mobilização é um marco na luta pela dignidade da classe trabalhadora e pelo fim de um modelo exaustivo e prejudicial à saúde.
A adesão a essa pauta cresce, não só nas ruas, mas também nas redes sociais, onde o debate sobre a redução da jornada de trabalho ganha cada vez mais visibilidade. As manifestações marcam um novo capítulo na luta por direitos trabalhistas no Brasil.
Com informações do Brasil de Fato
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.