488 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Joelton Gusmão de Oliveira, um dos bolsonaristas condenados pelos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023, foi preso nesta quinta-feira (14) em La Plata, na Argentina. O homem, que estava foragido, foi detido ao tentar renovar seu status de refugiado no Departamento de Migrações local, segundo informações divulgadas pela colunista Amanda Cotrim, do UOL.
Joelton, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 17 anos de prisão, estava com um mandado de prisão em aberto desde fevereiro. Ele foi condenado por crimes graves, incluindo tentativa de golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa armada e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
O bolsonarista fugiu para a Argentina junto com sua esposa, Alessandra Faria Rondon, também condenada a 17 anos de prisão pelos mesmos crimes. O casal morava em Vitória da Conquista (BA), mas Joelton é natural de Minas Gerais, enquanto Alessandra nasceu no Mato Grosso. Ambos foram julgados no plenário virtual do STF, que reforçou a gravidade das ações contra a democracia brasileira.
A prisão de Joelton é resultado de uma ordem de extradição emitida pelo STF, que segue avançando nas investigações e punições aos responsáveis pelos atos terroristas de janeiro. O casal fazia parte do núcleo radical que atuava para desestabilizar o Estado Democrático de Direito.
Essa prisão é mais um passo no combate aos grupos extremistas que tentaram fragilizar a democracia brasileira e evidencia o trabalho coordenado das autoridades para trazer os responsáveis à justiça.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.