340 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está organizando uma ampla agenda de reuniões com líderes globais durante a Cúpula do G20, que acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro, como informa a CNN.
Segundo o Palácio do Planalto, estão confirmados encontros com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o presidente da França, Emmanuel Macron, e os primeiros-ministros do Reino Unido, Keir Starmer, e da Itália, Giorgia Meloni, além de outros chefes de estado e líderes internacionais.
Entre os compromissos já anunciados, Lula também deverá se reunir com Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul, que estará no Brasil para o G20 Social, e com líderes de países como Japão, Malásia, Egito, e Emirados Árabes. Também constam na agenda encontros com António Guterres, secretário-geral da ONU, e Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia.
A programação inclui conversas estratégicas para ampliar a presença brasileira no cenário global. Com temas como mudanças climáticas, economia global e governança internacional em destaque, as reuniões bilaterais começam no sábado (16), com Ramaphosa, e se intensificam no domingo (17), quando a maior parte dos encontros reservados ocorrerá.
Reuniões bilaterais previstas:
-Joe Biden – Presidente dos Estados Unidos
-Giorgia Meloni – Primeira-ministra da Itália
-Narendra Modi – Primeiro-ministro da Índia
-Emmanuel Macron – Presidente da França
-Keir Starmer – Primeiro-ministro do Reino Unido
-Abdel Fattah Al-Sisi – Presidente do Egito
-Anwar Ibrahim – Primeiro-ministro da Malásia
-Shigeru Ishiba – Primeiro-ministro do Japão
-Cyril Ramaphosa – Presidente da África do Sul
-Mohammed bin Zayed Al Nahyan – Primeiro-ministro dos Emirados Árabes
-António Guterres – Secretário-geral da ONU
-Ursula von der Leyen – Presidente da Comissão Europeia
O G20 no Brasil, que ocorre pela primeira vez no país, será um marco para a diplomacia brasileira, especialmente em temas como inclusão social, transição energética e reforma da governança global. O Palácio do Planalto também destacou que o cronograma pode sofrer alterações, com possíveis novas reuniões sendo adicionadas.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.