147 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, desembarcará no Brasil no próximo domingo (17) para participar da Cúpula dos Líderes do G20, que será realizada no Rio de Janeiro. É a primeira vez que o evento ocorre em solo brasileiro, marcando também a única visita de Biden ao país como presidente. O último chefe de Estado americano a visitar o Brasil foi Barack Obama, em 2011.
Antes de chegar ao Rio, Biden passará por Manaus, onde visitará o Museu da Amazônia (Musa) e realizará um sobrevoo pela floresta, reforçando a pauta ambiental como prioridade em sua agenda. Na segunda-feira (18), participará do lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza e da cerimônia de recepção dos líderes do G20, que reunirá chefes de Estado de todo o mundo.
Na terça-feira (19), o presidente norte-americano estará no Museu de Arte Moderna (MAM) para acompanhar a apresentação de relatórios do G20. Ele também terá um almoço bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que lidera a organização do evento e vem pautando a inclusão social, a transição energética e a reforma da governança global como temas centrais da cúpula. Detalhes sobre o encontro entre os dois líderes ainda não foram divulgados.
O evento reunirá 55 delegações de 40 países e 15 organismos internacionais, incluindo os presidentes da China, Xi Jinping, e da Índia, Narendra Modi. Além dos encontros formais, haverá eventos paralelos como a Cúpula do G20 Social e o Urban 20, que abordarão temas urbanos e sociais.
Os três eixos principais de discussão serão o combate à fome e à pobreza, a transição energética com foco na sustentabilidade e a reforma na governança global, agendas que estão no centro do compromisso do governo Lula com a reconstrução democrática e o fortalecimento das relações internacionais.
Com informações do G1
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.