574 visitas - Fonte: Plantão Brasil/ Youtub
O vice-presidente Geraldo Alckmin reafirmou nesta terça-feira, durante a COP29 em Baku, no Azerbaijão, o compromisso do Brasil com a liderança na transição energética e no combate à crise climática. Alckmin participou da inauguração do estande do Consórcio Interestadual da Amazônia Brasileira ao lado dos governadores Helder Barbalho (Pará) e Clécio Luís (Amapá), destacando a importância de “monetizar a floresta” por meio do mercado de créditos de carbono, que está em análise no Senado.
O Projeto de Lei 182/2024 prevê a criação de dois mercados de crédito de carbono: o regulado, sob regras do Protocolo de Kyoto, e o voluntário, mais flexível, voltado à iniciativa privada. Segundo Alckmin, o Brasil, com compromisso assumido de desmatamento zero, já reduziu 45,7% do desmatamento em 21 meses do governo Lula, evitando a emissão de 400 milhões de toneladas de CO2 equivalente, o equivalente às emissões anuais da Argentina.
O vice-presidente destacou os Fundos do Clima e da Amazônia como ferramentas para mitigar os impactos climáticos. O Fundo da Amazônia, com recursos a fundo perdido, auxilia comunidades indígenas e municípios afetados pela crise climática, enquanto o Fundo do Clima, com R$ 32 bilhões disponíveis, oferece financiamento a juros baixos para a recuperação de áreas degradadas na floresta.
Alckmin também abordou o papel do Brasil na transição energética. Ele lembrou que o governo Lula elevou a proporção de biodiesel no diesel para 14%, com previsão de chegar a 15% no próximo ano, revertendo retrocessos do governo Bolsonaro, que havia reduzido essa proporção para 10%, prejudicando a produção nacional de biodiesel e incentivando a importação dos Estados Unidos.
Outro destaque foi o compromisso do Brasil em liderar a substituição do querosene de aviação pelo SAF (combustível sustentável de aviação). Segundo Alckmin, o Brasil está preparado para se tornar referência global na produção desse combustível, utilizando etanol e bioinsumos, como óleo vegetal e gordura animal. Ele citou o exemplo de um voo recente da Virgin Atlantic que utilizou 100% de SAF entre Londres e Nova York.
Ao defender a escolha de Belém como sede da COP30, Alckmin destacou o simbolismo de realizar o evento na Amazônia, junto à floresta. “A COP precisa estar onde a preservação acontece, com a natureza e os povos indígenas no centro das discussões”, afirmou, reforçando o papel do Brasil como líder global em sustentabilidade e preservação ambiental.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.