265 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A presidência brasileira do G20 está à frente da criação da Aliança Global Contra a Fome, que já conta com a adesão de 31 países e o interesse de outros 77. A iniciativa, liderada pelo Brasil, busca erradicar a fome e a pobreza global até 2030, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Fabio Veras, diretor de Estudos Internacionais do Ipea, destacou que os países participantes não apenas aderem ao compromisso, mas também apresentam contribuições específicas para alcançar os objetivos. Entre os membros que já formalizaram a adesão estão potências como Estados Unidos, China, Alemanha, Reino Unido e Japão. Além disso, 27 países estão finalizando o processo de ratificação.
A presidente do Ipea, Luciana Servo, celebrou o protagonismo do Brasil no combate à desigualdade e à fome, afirmando que o país foi essencial para mobilizar essa coalizão internacional. Segundo ela, “a liderança brasileira no G20 tem reposicionado o país como referência em diplomacia social”.
A Aliança será sediada na FAO, em Roma, enquanto o Ipea sediará um escritório para facilitar o compartilhamento de experiências e programas de combate à fome entre os países membros. A colaboração internacional é vista como essencial para promover transições sustentáveis e inclusivas.
Com o apoio de governos, instituições internacionais e organizações filantrópicas, a Aliança Global Contra a Fome busca transformar a luta contra a pobreza em uma prioridade global, inserindo o Brasil como uma liderança central em debates internacionais de desenvolvimento sustentável.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.