296 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou em entrevista à RedeTV!, exibida neste domingo (10), que Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, não é um "problema" para o Brasil. Lula destacou que as questões internas do país vizinho devem ser resolvidas pelos venezuelanos, enquanto o Brasil deve focar em seu próprio desenvolvimento.
“Eu aprendi que a gente tem que ter muito cuidado quando vai tratar de outros países e presidentes. O Maduro é um problema da Venezuela, não do Brasil. Quero que eles vivam bem, mas o meu papel é cuidar do povo brasileiro”, afirmou Lula, respondendo a questionamentos sobre a postura do Brasil em relação à Venezuela.
A declaração veio após meses de tensões entre os dois países, agravadas por críticas do governo Maduro a notas do Itamaraty e acusações sem provas sobre as eleições brasileiras. Em julho, o presidente venezuelano afirmou que as eleições no Brasil “não eram auditadas”, declaração prontamente refutada pelo TSE.
Lula também comentou a posição brasileira diante das polêmicas eleições venezuelanas, marcadas por proibições à oposição e acusações de falta de transparência. O Brasil, junto com Colômbia e México, solicitou atas eleitorais e uma apuração transparente, mas os pedidos não foram atendidos. O governo brasileiro, então, optou por não reconhecer formalmente a vitória de Maduro.
Nos últimos meses, a relação entre os países se deteriorou ainda mais, especialmente após o Brasil vetar a entrada da Venezuela no BRICS, decisão considerada uma “agressão inexplicável” por Caracas. Recentemente, uma publicação da polícia venezuelana, com a bandeira do Brasil e uma ameaça velada, reacendeu as tensões, levando o Itamaraty a condenar oficialmente a atitude como “ofensiva”.
Lula reforçou que o foco de seu governo é no bem-estar do povo brasileiro e em fazer o Brasil avançar. “Não vou ficar brigando com Venezuela, Nicarágua ou outros países. Meu trabalho é garantir que o Brasil dê certo”, concluiu.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.