573 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A Polícia Federal (PF) prendeu no sábado (9) Moacir José dos Santos, condenado por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Santos, que havia fugido para a Argentina antes de ser julgado, foi detido em Cascavel (PR) após uma operação conjunta entre as forças de segurança locais e a PF. Ele foi condenado a 17 anos de prisão por crimes como associação criminosa armada, tentativa de golpe de Estado e depredação de patrimônio público.
A captura de Santos ocorreu após a análise de seu celular, que revelou sua conexão com movimentos extremistas desde o resultado das eleições de 2022. Os dados também mostraram que ele adotava táticas para evitar identificação, como uso de vestimentas específicas e estratégias contra gás lacrimogêneo. Após sua fuga para a Argentina, ele foi localizado e extraditado, sendo preso em sua cidade natal no Paraná.
Outro desdobramento das investigações levou à prisão de Rubem Abdalla Barroso Júnior, envolvido nos ataques de 8 de janeiro. Barroso, que estava escondido no Uruguai, foi detido na BR-290, em Rosário do Sul (RS), ao retornar ao Brasil. Ele estava sob vigilância sendo capturado enquanto comprava uma geladeira.
As operações fazem parte de um esforço coordenado para localizar e prender todos os envolvidos nos ataques aos prédios dos Três Poderes em Brasília. A PF recebeu uma lista da Argentina com cerca de 60 brasileiros procurados pela Justiça e trabalha para finalizar os pedidos de extradição.
Com informações da CNN Brasil
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.