238 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Dois homens foram detidos em flagrante no último sábado (9) durante a Schützenfest, tradicional Festa do Tiro em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, por portarem broches com a suástica nazista presos a chapéus típicos. Segundo a Polícia Civil, os suspeitos, ambos moradores da cidade e com mais de 50 anos, alegaram não saber o significado do símbolo ou não ter intenção de promover o nazismo. Eles passaram por audiência de custódia neste domingo (10).
De acordo com o delegado Leandro Lopes, a abordagem ocorreu após participantes do evento manifestarem indignação e denunciarem os homens às autoridades. “Os próprios frequentadores ficaram desconfortáveis. Este tipo de situação será coibido e não será permitido na nossa cidade”, afirmou Lopes. Os detidos foram enquadrados no parágrafo 1º do artigo 20 da Lei nº 7.716/89, que criminaliza a discriminação e o uso de símbolos nazistas, com pena prevista de um a três anos de prisão.
A prefeitura de Jaraguá do Sul repudiou o episódio em nota oficial, destacando que a Schützenfest é uma festa familiar que preza pela harmonia e o respeito entre as pessoas. A administração municipal também elogiou a ação rápida das forças de segurança e afirmou que o incidente foi um fato isolado, sem relação com o evento ou sua história.
A nota reforça que qualquer ato que promova o ódio será devidamente coibido. “Somos um povo acolhedor, solidário e trabalhador, que preza pela harmonia. Não toleramos atitudes que desrespeitem esses valores”, conclui o comunicado da prefeitura.
Este episódio ocorre em um momento em que manifestações de apologia ao nazismo têm sido observadas em diferentes partes do país, muitas vezes associadas a discursos extremistas. A atitude dos frequentadores, que denunciaram imediatamente o fato às autoridades, foi destacada como essencial para evitar a banalização de comportamentos discriminatórios.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.